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INFLUÊNCIAS SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR

  • Foto do escritor: Alisson Lima - PsicĂłlogo e NeuropsicĂłlogo ClĂ­nico
    Alisson Lima - PsicĂłlogo e NeuropsicĂłlogo ClĂ­nico
  • 23 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

HĂĄ uma rede de influĂȘncias sobre o desempenho escolar das crianças alĂ©m das suas prĂłprias caracterĂ­sticas, existem os nĂ­veis do contexto de suas vidas, a famĂ­lia, a sala de aula, mensagens enviadas pelos amigos, ou mesmo a cultura em seu todo.



Citaremos a seguir, para melhor entendimento sobre o desenvolvimento infantil, algumas dessas influĂȘncias, lembrando que, nĂŁo sĂŁo regras:


Crenças de autosuficiĂȘncia: Estudantes que acreditam que podem dominar e controlar suas tarefas escolares e aprendizagem tendem a ser mais bem sucedidos, pois determinam metas satisfatĂłrias e estratĂ©gias para conquistĂĄ-las.


GĂȘnero: Meninas tendem a ir melhor na escola do que os meninos, isto envolve notas, menor probabilidade de reprovação, menos problemas escolares. Essas diferenças podem ser explicadas por fatores como experiĂȘncia precoce e expectativas culturais.


Estilos de parentalidade: essa influĂȘncia pode afetar a motivação da criança, consequentemente, o sucesso escolar.


Pais democrĂĄticos tendem a ter filhos que apresentam melhores resultados, que possuem curiosidade e interesse em aprender, gostam de desafios e solucionam problemas.


Pais autoritårios, que controlam de perto e confiam na motivação superficial, tendem a ter filhos com baixos níveis de aproveitamento escolar.


Pais permissivos não possuem o håbito de se envolverem, tão pouco de demonstrarem interesse em saber como estão os filhos, sendo que estes também apresentam baixo aproveitamento escolar.



O temperamento da criança deve ser levado em consideração, pois este influencia o resultado do relacionamento parental, que nĂŁo se trata de uma via de mĂŁo Ășnica.


NĂ­vel SocioeconĂŽmico: a tendĂȘncia Ă© termos como lĂłgica que crianças e jovens de famĂ­lias mais favorecidas terĂŁo melhor desempenho, porĂ©m, em partes.


Hå alguns jovens que provem de famílias menos favorecidas e se saem bem e melhoram as condiçÔes de vida, pois o que pode fazer a diferença é o capital social, a rede de recursos comunitårios que crianças e famílias possam ter acesso.


Métodos Educativos: Utilizando variedades de formas, ressaltando habilidades criativas e pråticas, memorização e pensamento crítico, os estudantes aprendem melhor.


Tamanho da Classe: Um menor nĂșmero de alunos por sala de aula, tende que estes sejam mais sociĂĄveis, interativos e permitem instrução de melhor qualidade e apoio emocional.


InovaçÔes Educacionais: Escolas que não reprovam com o intuito de manterem todos da mesma idade na mesma série podem levar os alunos a expectativas mais baixas, ao mau desempenho e a evasão escolar.



Identificar com antecedĂȘncia os estudantes em risco e intervir antes que eles falhem, para muitos educadores essa seria uma solução real, senĂŁo a Ășnica.


Fornecer escolas e/ou programas alternativos para estes estudantes em risco, com classes menores, instruçÔes corretivas, aconselhamentos e intervençÔes nas crises, pode ser uma forma de solução.


Uso da MĂ­dia: Escolas pĂșblicas nĂŁo possuem tanto acesso a essas tecnologias.


As mídias domésticas como a televisão, influenciam no desenvolvimento infantil, assim como os computadores, jogos de videogames, smartphones, internet e estudo.


O uso da internet Ă© uma possibilidade de instrução individualizada, de comunicação global e de treinamento prĂ©vio nas habilidades de pesquisa independente, porĂ©m, para as crianças e adolescentes podem ser fontes de perigo devido ao risco de exposição a material nocivo ou inadequado. É necessĂĄrio que estudantes aprendam a avaliar a informação encontrada, de forma criteriosa, e tambĂ©m saber separar fatos de opiniĂ”es e de publicidade.

NĂłs da A L Psicologia acreditamos que ao estudarmos e entendermos os materiais de diversos tipos sobre as influĂȘncias no desempenho escolar auxiliarĂĄ aos pais a compreender o andamento do processo educacional de seu filho, reconhecendo os pontos positivos e negativos que por ventura possam surgir nessa trajetĂłria, ajudarĂĄ tambĂ©m a entender seus filhos, o que trarĂĄ mais empatia a toda famĂ­lia.


Para adquirir novos conhecimentos e aprimorar o seu repertório sobre como educar o seu filho, continue lendo nossas matérias e navegue em nosso site!

Deixe seu comentårio e até a próxima,


 
 
 

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Alisson Rafael Oliveira Lima

CRP: 06/123476

Psicólogo responsável técnico pelo atendimento realizado por meio tecnológico de comunicação a distância;

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